A Central de Estágio das Licenciaturas é um serviço oferecido pela AESA/CESA que visa facilitar e organizar o processo de estágio dos estudantes dos cursos de licenciatura. Essa central está a cargo do Departamento Pedagógico do CESA, e sua principal função é conectar os estudantes de licenciatura com instituições de ensino (escolas, colégios, etc.), orientar e acompanhar os estudantes sobre os procedimentos para a realização do estágio.
O estágio supervisionado é um componente curricular obrigatório que visa à implementação do desempenho profissional do aluno-docente por meio da experiência e vivência das práticas educativas em campo escolar, propiciando ao licenciando uma aproximação à realidade na qual atuará. O estágio, cumprindo uma carga horária de 400 horas, será oferecido em três etapas distintas e contínuas: estágio supervisionado I, II e III. Compreendido como instrumento potencializador do processo de formação de um professor pesquisador e reflexivo, o estágio articula-se à pesquisa, integrando práticas educativas de caráter investigativo, extensivo e interdisciplinar. Neste sentido, além das atividades de observação, participação e regência, o estágio inclui atividades que possibilitam a criação e a proposição de novas experiências, articulando a teoria e a prática do fazer pedagógico.
A Prática Pedagógica é um componente curricular obrigatório que visa desenvolver em cada estudante a compreensão das teorias estudadas, sua aplicabilidade e reflexão sobre a prática que se inicia e a preparação para o domínio de instrumentos teóricos e práticos imprescindíveis à execução de suas funções. A Prática Pedagógica, cumprindo uma carga horária de 400 horas, é oferecida ao longo do curso em etapas continuas e complementares: PPI a PPVIII. As atividades de campo escolar da Prática Pedagógica incluem: imersão do licenciando no cotidiano da escola, visando a compreensão da cultura escolar em toda a sua complexidade, elaboração de materiais didáticos inovadores, participação em seminários, oficinas, projetos educacionais ou outras atividades de co-participação em sala de aula, bem como a socialização das experiências vivenciadas, realização de pesquisas colaborativas e produções acadêmicas conjuntas sobre os diversos fenômenos e situações reais que permeiam a escola e a sala de aula. Assim a Prática Pedagógica contribui para que o licenciando compreenda o que vai se deparar no seu cotidiano, aprendendo a lidar com as contingências diárias, ampliando o entendimento sobre o meio escolar e suas responsabilidades e conseguir atingir seu objetivo maior, que é o da promoção da aprendizagem.