O Que é Graduação?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir

Categorias de Graduações:

No Brasil, os cursos de nível superior são divididos em três graus ou categorias de ensino: Bacharelado, Licenciatura e Tecnológico ou tecnólogo.

Bacharelado

Os cursos de bacharelado têm duração que varia entre 4 e 6 anos. Uma das características é a formação mais abrangente/generalista, que prepara o estudante nas diversas áreas relacionadas à profissão. O aluno estuda disciplinas teóricas e práticas que oferecem um panorama amplo da área.

A pós-graduação, realizada após a graduação, é utilizada para o bacharel se especializar em uma área específica, podendo seguir carreira acadêmica ou ingressar no mercado de trabalho. O bacharel não pode dar aula no ensino fundamental e médio, para realizar tal atividade é necessário realizar uma pós-graduação de complementação pedagógica.

Existem alguns cursos que são disponibilizados apenas como bacharelado, como Farmácia, Fisioterapia, Direito entre outros. A principal vantagem do bacharelado diz respeito às diferentes possibilidades de atuação que o profissional tem à sua disposição para escolher atuar. O titulo concedido após o término do curso é de bacharel ou bacharela, cuja abreviatura é Bel., Bela., respectivamente.

Licenciatura

Similares ao bacharelado quanto a sua duração e abrangência, os cursos de licenciatura formam professores da educação básica, ensino fundamental/ médio, técnico e profissionalizante. A grade curricular da licenciatura, além das disciplinas específicas teóricas/práticas, inclui também as disciplinas pedagógicas, voltadas para a prática docente, com diversos estágios docentes práticos. Licenciados em uma determinada área podem atuar em campos diferentes da docência, sendo que para ser docente em curso superior é necessário que tenha realizada pós-graduação, no mínimo a nível de especialização, especifica para o ensino; este também pode pesquisar desde que tenha pós-graduações de no mínimo a nível de mestrado em uma área especifica. Há cursos que são disponibilizados como bacharelado e licenciatura, como é o caso da  Biologia, Educação Física, Pedagogia, Psicologia, Letras, História, Matemática, enfermagem, engenharia civil, entre outros. O titulo concedido após o término do curso é de Licenciado ou Licenciada, cuja abreviatura é Ldo., Lda.,respectivamente.

Tecnólogo

Os cursos possuem duração média entre dois e três anos e, ao contrário do bacharelado, capacitam o estudante em áreas específicas. 

A grade curricular do curso tecnólogo é focada em preparar o estudante para a parte prática da profissão. A área da pesquisa pode ser incluída na carreira com a realização de pelo menos um  mestrado e a acadêmica com pelo menos uma especialização na área de ensino. Os cursos tecnólogos são ideais para quem deseja uma formação de nível superior de curta duração e já tem definida a área de atuação profissional. O que permite que o profissional seja absorvido mais rapidamente pelo mercado de trabalho em sua área específica de atuação.

Os cursos superiores de tecnologia são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) como curso superior e por esse motivo o tecnólogo pode prestar concurso publico, assim como no bacharelado e na licenciatura. No Brasil, os cursos de gestão comercial são disponibilizados apenas na categoria de nível superior tecnológico. Após a conclusão do curso o título é de tecnólogo ou tecnóloga, cuja abreviatura é de tec., tecn. ou tecnol.

A AESA oferta as três categorias de ensino existentes, distribuídas em suas duas instituições de ensino, o CESA- Centro de Ensino Superior de Arcoverde e a ESSA – Escola Superior de Saúde de Arcoverde.

Prof. Dr. Mozart Duarte Barbosa