institucional

AUTARQUIA DO ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE – AESA

A Faculdade de Formação de Professores de 1º ciclo de Arcoverde, foi criada em 07 de agosto de 1969 pela Lei nº 1.169, autorizada a funcionar pelo decreto 68.386 de 23 de março de 1970, sob forma de autarquia, tendo personalidade jurídica e patrimônios próprios, autonomia financeira, administrativa e didática; sendo esta transformada em Autarquia Educacional Faculdade Formação de Professores de 1° ciclo de Arcoverde em 08 de janeiro de 1975 pela lei municipal nº 1.281. Em 23 de junho de 1978 pela Lei nº 1.370 constituindo-se finalmente em Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – AESA (¹), tornando-se mantenedora da Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde (FAFOPA),’ posteriormente transformada em Centro de Ensino Superior de Arcoverde – CESA, no início da década de 90, e em 2003 criada a Faculdade de Enfermagem de Arcoverde – FENFA, esta posteriormente passou a ser chamada de Escola Superior de Saúde de Arcoverde – ESSA em 06 de Novembro de 2008 pela Lei nº 2.152.

A AESA está localizada na Avenida Gumercindo Cavalcanti, 420, bairro São Cristóvão, sob o CEP: 56512-200, na cidade de Arcoverde-PE; Estando localizada na Mesorregião do Sertão Pernambucano, pertencente à Microrregião do Sertão do Moxotó Ipanema. Situa-se a oeste de Recife, capital estadual, distante desta 256 km, tendo como limítrofes Paraíba (N), Buíque e Pedra (S), Pesqueira (L) e Sertânia (O) (²). A Autarquia se estruturou visando atender os mais de 30 municípios compreendidos em seu entorno, conforme a imagem a seguir.

Atualmente, a AESA oferece cursos de graduação e pós-graduação Lato Sensu, na modalidade presencial, nas áreas de conhecimento das IES, Centro de Ensino Superior de Arcoverde (CESA) e Escola Superior de Saúde de Arcoverde (ESSA).

CURSOS DE GRADUAÇÃO

Licenciaturas Presenciais

Bacharelados Presenciais

Tecnológicos Presenciais

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

LICENCIATURAS

SAÚDE

Atualmente a composição do quadro docente da AESA conta, com 249 professores distribuídos, e atuando nas IES mantidas.
O corpo discente atendido na Graduação é de 2060 alunos regularmente matriculados que somam aos mais de 200 alunos da Pós-graduação, totalizando mais de 2260 discentes distribuídos nos 13 (Treze) cursos de graduação e 12 (Doze) cursos de Pós-graduação atualmente ofertados pelas Faculdades mantidas pela AESA, em 2021.


Com o propósito de ampliar e fortalecer a fidedignidade institucional foi instituído sua Missão, Visão e Valores, assim definidos por meio de assembleia constituído por colaboradores e corpo docente da IES.

Missão: Tornar-se um centro de referência em ensino superior comprometido com a formação social, cultural e humana.

Visão: Até 2021 tornar-se uma IES de excelência na formação profissional, estabelecendo a competitividade, a capacidade produtiva e inovadora para o desenvolvimento regional.

Valores: Ética, inovação, compromisso, profissionalismo e sustentabilidade.

Referencias (¹) Arcoverde. Leis Municipais. Disponível em: >https://transparencia.arcoverde.pe.gov.br/portal/v81/p_index/p_index.php< Acesso em 05 de Abril de 2021. (²) Arcoverde. Dados do Município. Disponível em: >https://www.arcoverde.pe.gov.br/pag/institucional/dados-do-municipio< Acesso em 05 de Abril de 2021.

Por: Lucas Tardelli da Silva Amaral / AsCom AESA