Graduação em Educação Física

Curso Educação Física

Coordenador : Professor Esp. ALFREDO TELINO LEAL DE LACERDA

Diretora Pedagógica da ESSA: Professora Esp. LUCIENE MARIA FERREIRA DO NASCIMENTO

Coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão: Professora Drª. ANA PAULA DUARTE PIRES

O curso de Licenciatura em Educação Física é norteado a partir das resoluções do Conselho Nacional de Educação, fundamentadas pelas Diretrizes Curriculares Nacional de Licenciatura e da Graduação em Educação Física e tem como eixo principal a intervenção social articulada à prática pedagógica na intenção de formar professores que adquiram competência em: – articular os conhecimentos ao longo do curso a partir das relações das diversas áreas do conhecimento que perpassam pela especificidade da educação física; – adquirir fundamentação e relacionar teoria e prática articulando o ensino, pesquisa e extensão em projetos disciplinares e atividades inerentes a formação profissional.

OBJETIVOS: – Formar professores para atuarem na educação básica no sistema nacional de educação dotando-os de competências que lhe permitam o desenvolvimento de uma prática pedagógica competente e comprometida com uma sociedade justa e mais humana.

– Estabelecer uma preparação profissional plural, criativa e critico reflexivo apoiada em uma postura ética comprometida com a inserção plena de todos considerando e respeitando a diversidade.

– Apoiar o desenvolvimento da pesquisa e da extensão com pilares deste projeto.

PERFIL DO LICENCIADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: O perfil do licenciado (professor de Educação Física) formado pela AESA será de uma formação ampla na busca constante da relação teoria–prática dos conhecimentos científicos e tecnológicos nas dimensões biológica, filosófica e pedagógica, com bases em princípios éticos e sociais, contribuindo para a consolidação de uma sociedade democrática, com uma atuação crítica, criativa e compromissada com o processo educativo dessa sociedade, e ainda ser capaz de: – planejar, programar, organizar, executar, dirigir, supervisionar, coordenar, desenvolver e avaliar a prática pedagógica da Educação Física Escolar como componente curricular, visando à qualidade e compreendendo o papel social da escola; – dominar conteúdos a serem socializados, seus significados em diferentes contextos e sua articulação interdisciplinar coerente com os diferentes níveis de escolarização; – lidar com novas tecnologias com condições de manter-se técnica e cientificamente atualizado na intenção do qualificar a prática pedagógica.

CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL: O Licenciado em Educação Física atuará na educação básica nas distintas ações do projeto político-pedagógico da Instituição assim como nos seus diferentes níveis curricular, (educação infantil, ensino fundamental e médio) nos sistemas federal, estaduais, municipais e outras formas de organização civil, como também na educação informal.

ESTRUTURA: O curso tem duração de 4 anos, em regime de créditos distribuídos em 8 semestres, sendo oferecido em turno diurno e noturno, com carga horária total de 3.095 (três mil e noventa e cinco horas). Anualmente serão oferecidas 100 vagas, distribuídas em 02 turmas de 50 alunos, sendo realizada uma entrada em cada um dos semestres. O curso está estruturado de acordo com resolução CNE/CP nº 01/2002 e CP nº2/2002. Foi solicitada pela AESA a renovação de reconhecimento do curso de Licenciatura em Educação Física, cujo processo nº120-A/2012, com carga horária total de 2855 (duas mil oitocentas de cinquenta e cinco horas). O parecer CEE/PE nº 11/2013-CES foi APROVADO pelo plenário em 25/02/2013 e homologado pela portaria SE nº 3643, de 08/05/2013, publicado no DOE de 09/05/2013.


Você também pode gostar