Graduação em Psicologia

Curso Psicologia

Coordenadora : Professora Ma. DANIELLE CAMPOS VAZ

Diretora Pedagógica da ESSA: Professora Esp. LUCIENE MARIA FERREIRA DO NASCIMENTO
Coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão: Professora Drª. ANA PAULA DUARTE PIRES

Missão – ofertar um curso de Psicologia voltado para a formação de um profissional qualificado e sensível acerca do papel social da Psicologia, das constantes transformações e problemáticas sociais. A atuação profissional estará voltada para o atendimento às comunidades locais e regionais e comprometida com a atualização de práticas psicológicas destinadas à elevação da qualidade de vida de indivíduos, grupos e organizações.

Modalidade – Presencial.

Objetivos – O curso de Graduação em Psicologia da AESA tem como objetivo formar psicólogos integrados e empenhados com a realidade sociocultural contemporânea, éticos e cônscios de sua cidadania, promovendo o desenvolvimento humano, favorecendo a estruturação de uma sociedade mais humana, justa e democrática. Propõe a Formação do Psicólogo, priorizando a inter-relação entre a produção, a construção do conhecimento e a prática profissional. Devendo estes profissionais estar habilitados a compreender as múltiplas referências teóricas que visam captar a complexidade do fenômeno psicológico em sua interface com os fenômenos biológicos, sociais e culturais.

Função SocialInvestir na criação e implementação de um curso de graduação em Psicologia significa comprometer-se com a saúde dos indivíduos, grupos, organizações e sociedade em geral. Dessa forma, o princípio da responsabilidade social está subentendido na proposta pedagógica do curso de Psicologia da AESA, onde os envolvidos no processo ensino-aprendizagem estarão cônscios do compromisso da Instituição em formar psicólogos socialmente responsáveis, capacitados a desenvolver ações que contribuam para a inclusão social da população.

Atividades Acadêmicas – Aulas expositivas – dialogadas; Conferências e palestras; Experimentos em laboratórios de ensino de Psicologia; Seminários; Visitas técnico-cientificas; Estudos dirigidos; Consulta e leitura;

Atividades de Extensão – Destacam-se como metas do curso de Psicologia da AESA, entre outras, dois projetos: Projeto 1 – Treinamento das Habilidades Cognitivas e Sociais de Pais, Professores e Alunos de Escolas Públicas – Educação Básica e Projeto 2 – Treinamento das Habilidades Físicas, Psicológicas e Sociais na Terceira Idade – Competência Interpessoal e Qualidade de Vida.

Campo de Atuação – Os profissionais formados no curso de Psicologia da AESA poderão atuar nas mais diversas áreas que a Psicologia abrange. Dentre elas e em consonância com as áreas de estágio ofertadas pelo curso, Psicologia Clínica, Psicologia Hospitalar, Psicologia Escolar; Psicologia Organizacional, Psicologia Comunitária e Psicologia Jurídica/Forense.

Profissional – O Psicólogo terá um perfil profissional capaz de lidar com os conteúdos da Psicologia enquanto campo de conhecimento, empreendendo uma prática generalista, transformadora e crítica, reconhecendo as demandas de intervenções psicológicas oriundas do momento contemporâneo, e propondo possibilidades de intervenções que atendam a essas demandas e promovam saúde (bem-estar biopsicossocial).

Estrutura Curricular – Faça download do arquivo anexo abaixo;

Turno – Diurno e Noturno

Tempo de duração – 05 anos

Você também pode gostar