Graduação

Graduação

Os cursos de graduação da AESA

Gestão Comercial

O Curso de Tecnologia em Gestão Comercial do CESA – Centro de Ensino Superior de Arcoverde se destina à formação de profissionais dotados de visão estratégica e atitude empreendedora, constantemente desafiados a apontarem soluções para problemas relacionados ao processo de comercialização, posicionamento de mercado, gestão do relacionamento, criação de vantagens competitivas.

          Contando com um currículo integrado e duração de quatro semestres letivos o que favorece a articulação entre teoria e prática. O processo de formação do gestor comercial se apoia na compreensão da gestão profissional dos recursos e ferramentas de marketing nas organizações, da ética na comunicação, da construção coletiva de uma consciência favorável à satisfação das necessidades dos clientes e consumidores, preservando-se os princípios da empresa e da responsabilidade social e ambiental.

           Este Curso é importante na medida em que se propõe a atender a demanda do mercado regional, explicitada por pesquisa de mercado realizada para levantar as principais necessidades. Bem como, de pesquisa de mercado realizada com empresários de Arcoverde e região sobre as principais limitações encontradas no momento da atuação do profissional dessa área que apontou a necessidade de formação superior direcionadas especificamente ao setor, pois muitos empresários não possuíam formação acadêmica especializada, até o momento. A cidade de Arcoverde hoje é apontada como um expoente em termos do mercado varejista e de prestação de bens e serviços. Neste sentido, é importante para a formação de profissionais que venham atender a este mercado em expansão. O Curso apresenta uma proposta que contempla a formação inicial e a continuidade no aprendizado e no desenvolvimento permanente do educando.

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Curso de Graduação em Fisioterapia

Curso de Graduação em Fisioterapia

 

MISSÃO: Formar fisioterapeutas que contribuam para a transformação da sociedade, mediante a produção e universalização do conhecimento, necessário à formação da cidadania e profissionalização de suas competências e habilidades, através de ações de ensino, pesquisa e extensão.

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Farmácia

CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA


- Habilitação: Formação de Bacharel em Farmácia

Processo nº 251/2014; Aprovado pelo plenário em 30/08/2016.
Parecer CEE/PE nº 081/2016-CES.

Modalidade: Presencial.
Missão: delinear uma estrutura formativa que conduza ao desenvolvimento das competências e habilidades profissionais que atendem as demandas regionais e impulsionam seu desenvolvimento, ou seja, formar um profissional farmacêutico competente técnica, científica e politicamente. As diversas atividades propostas estarão voltadas ao atendimento das demandas da comunidade na qual a AESA encontra-se inserida, colaborando para a elevação da qualidade de vida, validando a inserção regional do curso.

Objetivos: o curso de Graduação em Farmácia da AESA terá como objetivo geral formar Farmacêuticos com conhecimento amplo e integrado na sua área de competência, promover e participar do desenvolvimento político, cultural, social, econômico e científico da região de Arcoverde, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.
Atividades acadêmicas: deverão ser trabalhadas: aulas expositivas – dialogadas; seminários; aulas práticas, experimentais; trabalho de campo e visitas extra-campus a indústrias farmacêuticas, laboratórios, farmácias de manipulação, dentre outros setores de atuação profissional, permitindo fundamentar os conhecimentos adquiridos.
Campo de atuação: O farmacêutico formado pela AESA/ESSA terá competência para atuar nas três grandes áreas das ciências farmacêuticas. A primeira área é farmácia assistencial que inclui setores de farmácia hospitalar, farmácia clínica, atenção farmacêutica, farmacovigilância e farmácias públicas. A segunda área gerenciamento, produção e controle de qualidade de medicamentos e alimentos, além da possibilidade de atuar também no setor de farmácias magistrais. A terceira área de atuação do farmacêutico será na área de diagnóstico, incluindo setores de análises clínicas e toxicológicas.
Perfil profissional: O farmacêutico graduado no curso de Farmácia da AESA deverá ser um profissional com amplo conhecimento científico, capacitação técnica e habilidades para definição, promoção e aplicação de políticas de saúde, atuando como partícipe de equipe multiprofissional em todos os níveis de atenção à saúde, respeitando a legislação vigente e os princípios éticos da profissão. A capacitação profissional do egresso deverá estar alicerçada no desenvolvimento de competências e habilidades para atuar com compreensão da realidade social, cultural, ambiental e econômica do seu meio.

Metas: o curso de Farmácia da AESA visa à criação de uma Farmácia-Escola, com missão de oferecer estágio profissionalizante de alta qualidade aos alunos do curso, além de produtos e medicamentos à comunidade interna e externa do Município de Arcoverde - PE, através de atendimento qualificado e com alto grau de conhecimento e ética da equipe de atendimento. A Farmácia-Escola da AESA será pioneira na região, na qual os acadêmicos poderão colocar em prática seus conhecimentos adquiridos durante sua formação em um centro de excelência, bem como aliar a sólida formação técnica teórico/prática com a prática profissional real, em um local que expressa o importantíssimo e essencial papel da profissão Farmacêutica, onde o paciente poderá ser atendido em todas as suas necessidades em relação ao medicamento.

Condições de Funcionamento
- turno: matutino.
- vagas e turmas: São ofertadas 50 vagas por turma, com entradas no primeiro e segundo semestre de cada ano, totalizando 100 vagas anuais.
- duração: O curso de Farmácia da AESA realizar-se-á em cinco anos, segmentado em 10 períodos.

-Estrutura curricular: arquivo para download.

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Psicologia

Curso de Graduação em Psicologia

Coordenadora do curso - Prof. Ms. Danielle Campos Vaz – Psicóloga. Mestra em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Missão - ofertar um curso de Psicologia voltado para a formação de um profissional qualificado e sensível acerca do papel social da Psicologia, das constantes transformações e problemáticas sociais. A atuação profissional estará voltada para o atendimento às comunidades locais e regionais e comprometida com a atualização de práticas psicológicas destinadas à elevação da qualidade de vida de indivíduos, grupos e organizações.

Modalidade - Presencial.

Objetivos - O curso de Graduação em Psicologia da AESA tem como objetivo formar psicólogos integrados e empenhados com a realidade sociocultural contemporânea, éticos e cônscios de sua cidadania, promovendo o desenvolvimento humano, favorecendo a estruturação de uma sociedade mais humana, justa e democrática. Propõe a Formação do Psicólogo, priorizando a inter-relação entre a produção, a construção do conhecimento e a prática profissional. Devendo estes profissionais estar habilitados a compreender as múltiplas referências teóricas que visam captar a complexidade do fenômeno psicológico em sua interface com os fenômenos biológicos, sociais e culturais.

Função SocialInvestir na criação e implementação de um curso de graduação em Psicologia significa comprometer-se com a saúde dos indivíduos, grupos, organizações e sociedade em geral. Dessa forma, o princípio da responsabilidade social está subentendido na proposta pedagógica do curso de Psicologia da AESA, onde os envolvidos no processo ensino-aprendizagem estarão cônscios do compromisso da Instituição em formar psicólogos socialmente responsáveis, capacitados a desenvolver ações que contribuam para a inclusão social da população.

Atividades Acadêmicas - Aulas expositivas – dialogadas; Conferências e palestras; Experimentos em laboratórios de ensino de Psicologia; Seminários; Visitas técnico-cientificas; Estudos dirigidos; Consulta e leitura;

Atividades de Extensão - Destacam-se como metas do curso de Psicologia da AESA, entre outras, dois projetos: Projeto 1 – Treinamento das Habilidades Cognitivas e Sociais de Pais, Professores e Alunos de Escolas Públicas – Educação Básica e Projeto 2 – Treinamento das Habilidades Físicas, Psicológicas e Sociais na Terceira Idade – Competência Interpessoal e Qualidade de Vida.

Campo de Atuação - Os profissionais formados no curso de Psicologia da AESA poderão atuar nas mais diversas áreas que a Psicologia abrange. Dentre elas e em consonância com as áreas de estágio ofertadas pelo curso, Psicologia Clínica, Psicologia Hospitalar, Psicologia Escolar; Psicologia Organizacional, Psicologia Comunitária e Psicologia Jurídica/Forense.

Profissional - O Psicólogo terá um perfil profissional capaz de lidar com os conteúdos da Psicologia enquanto campo de conhecimento, empreendendo uma prática generalista, transformadora e crítica, reconhecendo as demandas de intervenções psicológicas oriundas do momento contemporâneo, e propondo possibilidades de intervenções que atendam a essas demandas e promovam saúde (bem-estar biopsicossocial).

Corpo Docente

  • Prof. Ms. Danielle Campos Vaz - Psicóloga Mestra em Psicologia Cognitiva
  • Prof. Ms. Orlane Rosálie Nascimento Silva - Psicóloga Mestra em Educação
  • Prof. Dra. Izabel Souza - Doutora em Filosofia
  • Prof. Dr. Augusto César Acioly - Doutor em História
  • Prof. Ms. Katya Carvalho Alexandre - Mestra em Sociologia
  • Prof. Ms. Austriclínio Andrade - Mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local

Estrutura Curricular - Faça download do arquivo anexo abaixo;

Turno - Diurno

Vagas anuais - 100

Tempo de duração - 05 anos

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Pedagogia

Coordenador do curso - Prof. Dr. Edmilson José de Sá

Identificação - Curso de Graduação em Pedagogia e Desenvolvimento Curricular no Ensino Superior

Modalidade - Licenciatura em Pedagogia - Magistério em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

Áreas de aprofundamento - Magistério em Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial e Diversidade.

Turno - Noturno

Regime acadêmico - Créditos

Vagas anuais - 100

Tempo para integralização curricular

Carga horária total - 3.600 horas/aula

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Matemática

A formação de professores no cenário atual de mudanças na Educação Básica do nosso pais torna-se uma tarefa urgente e complexa. Urgente, em face da rapidez com que tais mudanças têm ocorrido na sociedade e, em particular, nas políticas públicas para a educação. Complexa, pelo amplo espectro de questões envolvidas na formação do educador. Recorrendo às propostas de mudança nas concepções de Educação Básica muitas delas corporificadas em diretrizes e parâmetros curriculares nacionais emanados do MEC, evidenciam-se novos padrões de formação para os alunos que requerem necessariamente novas perspectivas para a formação do educador. Entre essas novas dimensões do ensino-apredizagem no nível básico insere-se o foco na aquisição de múltiplas competências que formem um cidadão apto a participar como construtor crítico e eficaz de uma sociedade democrática e socialmente justa e a integrar o novo mundo das rápidas mudanças nos campos da ciência, do trabalho e das comunicações. Formar um profissional para essas novas tarefas educacionais impõe novos requerimentos para os cursos de preparação inicial de professores, como estabelece a Resolução CNE/CP, nº 1, em seu artigo 6:

Na construção do projeto pedagógico dos cursos de formação dos docentes serão consideradas:
  • I - as competências referentes ao comprometimento com os valores inspirados da sociedade democrática;
  • II - as competências referentes à compreensão do papel social da escola;
  • III - as competências referentes ao domínio dos conteúdos à serem socializadas, aos seus significados em diferentes contextos e sua articulação interdisciplinar;
  • IV - as competências referentes ao domínio do conhecimento pedagógico;
  • V - as competências referentes ao conhecimento de processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica;
  • VI - as competências referentes ao gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional.
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Letras

Coordenação do curso - O Curso está sob a coordenação do professor especialista Gilberto Cosme de Farias com formação em Letras e Especialista em Literatura Brasileira pela Fundação Severino Sombra de Vassouras (RJ).

Descrição do Curso - O Curso de Licenciatura Plena em Letras oferece aos seus licenciandos uma dupla habilitação: Letras – Português; Letras – Inglês, cuja missão é profissionalizar os licenciados para atuar nas escolas de ensino básico, fundamental e médio. Na pesquisa, os graduandos participam do Programa Institucional de Iniciação a Docência – PIBID, fomentado pela CAPES que oferece bolsa - incentivo.

Tempo de duração do curso - O curso é ministrado em 4 anos, com aulas presenciais totalizando 8 semestres.

Horário e Funcionamento do curso - Turno noturno, com 4 h/aula em cada período do Curso.

Vagas anuais para Inserção no Curso - São disponibilizadas 100 vagas anuais, através de concurso vestibular, sendo 50 alunos aprovados para compor a turma em cada semestre.

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Geografia

O Curso de Licenciatura em Geografia tem como missão contribuir para a transformação da sociedade pela produção e universalização do conhecimento através de ações de ensino, pesquisa e extensão, voltadas para o desenvolvimento regional no contexto nacional e internacional, formando profissionais preparados e capacitados em múltiplas áreas do conhecimento. Quanto à pesquisa, os graduandos em Geografia são participantes ativos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid.

Coordenação do curso - O curso tem a coordenação da professora Maria das Dôres Ramos, especialista em Programação de Ensino de Geografia – UPE.

Tempo de Duração - O curso é ministrado em quatro anos, com aulas presenciais, totalizando oito semestres.

Horário de Funcionamento do curso - Noturno.

Vagas anuais para inserção no curso - São disponibilizadas 100 (cem) vagas anuais, através de concurso de vestibular. Sendo 50 (cinquenta) alunos em cada turma.

OBS: Para a defesa do TCC, a Banca Examinadora será realizada no 8º Período

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Enfermagem

A Enfermagem é ciência e arte do cuidar;ciência por possuir um corpo de conhecimentos peculiares e arte pela utilização criativa do conhecimento em benefício da vida e saúde dos seres humanos, famílias e comunidades.O cuidado é o cerne da arte e visa assistir o homem em sua plenitude biopsicossocial e espiritualTelma Geovanini

O enfermeiro é um profissional de nível superior da área de saúde, responsável inicialmente, pela promoção, prevenção e recuperação da saúde dos individuos e comunidade.

A Enfermagem é uma profissão promissora, bastante diversificada e com amplo mercado de trabalho.O profissional de enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos da pessoa humana em todo o seu ciclo vital, sem discriminação de qualquer natureza.Exerce suas atividades com justiça, competência, responsabilidade e honestidade. ÁREAS DE ATUAÇÃO:

-Assistência à saúde em serviços de saúde pública como: órgãos de Ministério da Saúde, Secretarias de Saúde estaduais e municipais, Centros de Saúde, Unidades de Saúde da Família, Hospitais gerais e especializados, Ambulatórios, Atendimento pré-hospitalar e domiciliar,Instituições de Ensino, Instituições de Pesquisa, órgãos normativos e fiscalizadores da profissão, entre outras.

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Educação Física

A Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – AESA norteará o Curso de Licenciatura em Educação Física a partir das resoluções do Conselho Nacional de Educação fundamentada pelas Diretrizes Curriculares Nacional de Licenciatura e da Graduação em Educação Física e terá como eixo principal a intervenção social articulada a pratica pedagógica na intenção de formar professores que adquiram competência em:

  • - articular os conhecimentos ao longo do curso a partir das relações das diversas áreas do conhecimento que perpassam pela especificidade da educação física.
  • - adquirir fundamentação e relacionar teoria e prática articulando o ensino, pesquisa e extensão em projetos disciplinares e atividades inerentes a formação profissional.
OBJETIVOS:
  • - Formar professores para atuarem na educação básica no sistema nacional de educação dotando-os de competências que lhe permitam o desenvolvimento de uma prática pedagógica competente e comprometida com uma sociedade justa e mais humana.
  • - Estabelecer uma preparação profissional plural, criativa e critico reflexivo apoiada em uma postura ética comprometida com a inserção plena de todos considerando e respeitando a diversidade.
  • - Apoiar o desenvolvimento da pesquisa e da extensão com pilares deste projeto.
PERFIL DO LICENCIADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

O perfil do licenciado (professor de Educação Física) formado pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – AESA será de uma formação ampla na busca constante da relação teoria–prática dos conhecimentos científicos e tecnológicos nas dimensões biológica, filosófica e pedagógica, com bases em princípios éticos e sociais, contribuindo para a consolidação de uma sociedade democrática, com uma atuação crítica, criativa e compromissada com o processo educativo dessa sociedade, e ainda ser capaz de:

  • - planejar, programar, organizar, executar, dirigir, supervisionar, coordenar, desenvolver e avaliar a prática pedagógica da Educação Física Escolar como componente curricular, visando à qualidade e compreendendo o papel social da escola;
  • - dominar conteúdos a serem socializados, seus significados em diferentes contextos e sua articulação interdisciplinar coerente com os diferentes níveis de escolarização;
  • - lidar com novas tecnologias com condições de manter-se técnica e cientificamente atualizado na intenção do qualificar a prática pedagógica.
CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

O Licenciado em Educação Física atuará na educação básica nas distintas ações do projeto político-pedagógico da Instituição assim como nos seus diferentes níveis curricular, (educação infantil, ensino fundamental e médio) nos sistemas federal, estaduais, municipais e outras formas de organização civil, como também na educação informal.

ESTRUTURA

O curso tem duração de 4 anos, em regime de créditos distribuídos em 8 semestres, sendo oferecido em turno diurno, com carga horária total de 3.095 (três mil e noventa e cinco horas). Anualmente serão oferecidas 100 vagas, distribuídas em 02 turmas de 50 alunos, sendo realizada uma entrada em cada um dos semestres. O curso está estruturado de acordo com resolução CNE/CP nº 01/2002 e CP nº2/2002. Foi solicitada pela AESA a renovação de reconhecimento do curso de Licenciatura em Educação Física, cujo processo nº120-A/2012, com carga horária total de 2855 (duas mil oitocentas de cinqüenta e cinco horas). O parecer CEE/PE nº 11/2013-CES foi APROVADO pelo plenário em 25/02/2013 e homologado pela portaria SE nº 3643, de 08/05/2013, publicado no DOE de 09/05/2013.

Bacharelado em Enfermagem: Reconhecida pelo Parecer CEE/PE nº 07 – CES. Aprovado pelo Plenário em 05/01/2007. Homologado pela Portaria SE nº 1205, de 01/03/2007 Publicada no DOE de 02/03/2007 .Licenciatura em Educação Física: Reconhecido pelo Parecer CEE/PE nº97/2007 CES, Homologado pela Portaria SE nº1197 de 01/03/2007 e publicado no D.O.E de 02/03/2007, Aprovado pelo Plenário em 31/07/2007,. Credenciamento da Escola Superior de Saúde de Arcoverde – ESSA, pelo Parecer CEE/PE nº72/2010 – CES, Aprovado pelo Plenário em 01/07/2010. Rua Gumercindo Cavalcanti, nº 420 – São Cristóvão – CEP: 56.512-902 – Fone (87) 3821-3247 – Arcoverde – PE. CNPJ: 11.462.454/0001-09.

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